Perfil

Tudo começou em 2008, quando Déco, apelido de infância do André, resolveu começar a escrever um blog sobre vinhos, quando ainda trabalhava na W/Brasil, para contar aos amigos e amantes desta maravilhosa bebida os vinhos que tomava, as degustações que ia e suas experiências amadoras no mundo do vinho. E assim surgiu o EnoDeco. A coisa começou a crescer inesperadamente e no ano seguinte o blog foi indicado pelo Guia 4 Rodas 2009 como um dos 10 melhores eno-blogs do Brasil.

Então, 3 anos depois, em 2011, abandonou sua carreira de 14 anos de trabalho em grandes agências de publicidade, como W/Brasil, Lew’Lara/TBWA, Young & Rubicam, DPZ, Leo Burnett e Publicis para se dedicar inteiramente ao mundo do vinho.

Foi para Nova Iorque estudar e se formar pelo renomado instituto inglês Wine & Spirits Education Trust (WSet) nos níveis 1 – Foundation, 2 – Intermediate e 3 – Advanced. Também aproveitou sua estada por lá e se credenciou como Professor deste mesmo WSet, tendo sido aprovado pelo WSet Educator Training Program 2011 – NYC. Mas sua sede de conhecimento não cessou e ele resolveu continuar os estudos e atualmente está cursando o quarto e último nível do WSET, o “Diploma”, que tem duração de 3 anos.

Voltou ao Brasil e colocou uma coisa na cabeça: Disseminar seu conhecimento de vinhos através de cursos, aulas temáticas, degustações e harmonizações de uma forma fácil e sem frescuras. Como dizia um amigo seu, o ideal do Déco era e continua sendo o de “desenfrescalhar” o vinho. Até hoje, já formou mais de 200 pessoas em seus cursos de vinho. Foi professor do curso “Negócios do Vinho” da Fundação Getúlio Vargas – FGV. E depois, em 2013, criou o Winet Club (www.winetclub.com.br), um clube de vinhos que tem como princípio, levar vinhos exclusivos e diferentes aos seus sócios, aumentando a experiência enófila de cada um.

Hoje, Déco é colunista da Revista Online Bloggers e também Editor de Vinhos da 4a. Edição do Flavour Guide, projeto do crítico gastronômico Josimar Melo. É também membro fixo de avaliação da Revista Menu, jurado e avaliador de vinhos de vários eventos nacionais, internacionais e revistas especializadas.

Há 4 anos faz o papel de Relações Públicas da Wines of Argentina (WofA), associação das maiores e principais vinícolas argentinas, sendo o responsável pela comunicação, eventos, degustações e todas as ações que a WofA faz em todo o Brasil, para divulgar e comunicar o vinho argentino por aqui.

Foi o ganhador do concurso “Meu Vinho com Susana Balbo” que foi disputado por 30 blogueiros e jornalistas de vinho, onde o principal objetivo era fazer o seu próprio vinho, usando 5 variedades disponibilizadas pela mais importante e premiada enóloga argentina, Susana Balbo. Seu vinho foi escolhido entre os 30 competidores, numa degustação às cegas pela enóloga e sua equipe, tendo um vinho assinado em conjunto com Susana, o Dominio del Plata Essential Limited Edition 2011. E hoje produz o seu próprio vinho, em parceria com a Bodega Lagarde, o Devita Reserva de Familia Cabernet Franc, que está em sua segunda safra.