Já falei sobre o simpático e competente Carlos Lucas aqui no blog. Mas nunca é demais reforçar meus elogios, opiniões e claro, beber seus vinhos, importados no Brasil pela Wine Brands. Por ocasião da Feira de Vinhos de Portugal, que aconteceu na semana passada aqui em SP e no Rio, pude conversar melhor com Carlos sobre seus vinhos. E fiquei ainda mais fã dele e do trabalho que ele faz.

Carlos é um enólogo “multi-regional”. Faz vinhos no Dão, no Douro e no Alentejo, com maestria. Mas pra mim, o trabalho que ele faz no Dão é o mais significativo e diferente, até porque é uma região que não tem a fama do Douro e do Alentejo, mas que tem vinhos excepcionais! Além da simpatia, Carlos é de uma competência que certamente o coloca como um dos principais enólogos de Portugal. E neste evento que estive, tomei 2 pérolas, que preciso contar pra vcs.

Pra explicar um pouco sobre a região, o Dão é uma das mais antigas Regiões Vitivinícolas de Portugal, datada de 1908. E a localização é especial: No centro de Portugal, aonde está montanha mais alta do país, a famosa Serra da Estrela.

Sobre o Ribeiro Santo Vinha de Neve Branco 2014: Um vinho feito 100% com a uva Encruzado, que pra mim, é a melhor uva branca de lá, colhidas de um vinhedo de aproximadamente apenas 1 hectare. Na boca, é impressionante: Apesar da potência e intensidade, ele consegue ser elegante e nada enjoativo. Muito mineral, frutas tropicais (abacaxi, pêssego) e madeira. Acidez maravilhosa e um final muito mais do que longo. É um vinho caro pela produção pequena, mas vale cada gole: R$ 598,00.

O Ribeiro Santo Vinha da Neve Tinto 2012 é um vinho com “V” maiúsculo! Muito corpo e intensidade neste vinho feito com Touriga Nacional, Alfrocheiro e Tinto Cão, que passou 12 meses em barricas de carvalho e que consegue um equilíbrio fantástico entre a fruta madura (frutas pretas e vermelhas), um leve toque herbáceo, madeira e uma acidez de dar inveja. Vinhaço!

Sem dúvida, motivos não faltam para experimentar os vinhos do Carlos Lucas. E se você conhecê-lo, aí então vai gostar mais ainda de todos os seus vinhos!

Um Abraço e Saúde,

Déco