Vinho: Armador Cabernet Sauvignon 2015.

Produtor: Viña Odfjell.

Origem: Valle del Maipo (Chile).

Uvas: Cabernet Sauvignon

Importadora: World Wine.

Preço Aproximado: R$ 75,00.

 

Nem todos sabem, mas a Cabernet Sauvignon é a uva mais plantada no Chile, ao contrário do que muitos pensam, pois a Carménère foi a uva que ficou famosa por lá por ter sido confundida por muito tempo com a Merlot e principalmente por ter sido “descoberta” após o mundo do vinho achar que ela tinha sido dizimada pela Filoxera. Mas a rainha das uvas tintas, a Cabernet Sauvignon, é a grande uva por lá e a que é mais usada em vinhos varietais ou blends. Mas encontramos Cabernet de tudo quanto é tipo e para tudo quanto é bolso. A grande verdade, como já falei anteriormente aqui, é que o Chile tem se reinventado, produzindo vinhos mais frescos, com menos madeira, menos enjoativos. E há ainda aqueles especiais, que tem um “Q” a mais… É o caso do Armador, vinho de entrada disponível aqui no Brasil, da Viña Odfjell.

Estive na vinícola no ano passado e apesar de já conhecer os vinhos deles há muito tempo, nunca tinha visitado. E o trabalho que eles fazem é realmente especial. A grande maioria dos vinhedos já são certificados orgânicos, mas sempre visando o menor grau de interferência possível. Até pôneis noruegueses (origem da família que fundou a vinícola) eles trouxeram pra cá, para trabalhar nos vinhedos.

Este Cabernet Sauvignon segue o que falei sobre os “novos” vinhos chilenos: Muita fruta, mas sem ser enjoativo e sem excesso de madeira, já que apenas 20% do vinho passa 6 meses em barricas de carvalho. A acidez, que muitas vezes falta em alguns chilenos, aqui é maravilhosa e deixa o vinho vivo e pedindo uma comida estruturada, como uma carne vermelha ou um cordeiro. Um vinho que por R$ 75,00 está um degrau acima de muitos outros que encontramos no mercado.

CHEERS!!

EnoDeco no Instagram: http://instagram.com/enodeco

Siga o EnoDeco no Twitter!

Torne-se um fã do EnoDeco no Facebook!

Beba moderadamente! O excesso de álcool é prejudicial à saúde